terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAGEM

BRASIL

Para viagens domesticas (nacionais) basta apresentar um documento de identificação com uma foto recente:
*Carteira de Identidade (RG) original emitido pela Secretaria de Segurança Publica (SSP) de seu estado;
*Carteira Profissional emitida pelos Conselhos (CREA, OAB, CRM, CRA entre outras); *Cartões de identidade expedidos pelos ministérios e órgão subordinados ao *Presidente da Republica, incluindo os Comandos da Marinha, Exercito, Aeronáutica ou do Ministério da Defesa;
*Carteira de habilitação original com foto;
*Carteira profissional original.


Para menores de idade, há várias exigências, dependendo da situação:

Menores de 12 anos viajando com parentes (pai, mãe, irmãos maiores de 18 anos, tios ou avós) - Documento formal comprovando parentesco.

Menores de 12 anos viajando com adultos sem laço de parentesco – Documento pessoal de identificação, mais documento de autorização da viagem, firmado em cartório por pai, mãe ou responsável legal.

Menores de 12 anos desacompanhados – Autorização do Juizado da Vara da Infância e da Juventude, observando as regras específicas de cada companhia aérea.

Menores com mais de 12 anos – Carteira de identidade. Certidão de nascimento não é aceita, porque não possui foto. Nas viagens internacionais, além do passaporte, há exigências específicas para menores de qualquer idade:

Viajando com os pais – Documento de identidade para comprovar o parentesco.

Viajando com apenas um dos pais – Autorização do pai ou da mãe que não for viajar, com firma reconhecida em cartório.

Viajando sozinho ou com outras pessoas – Autorização do Juizado da Vara da Infância e da Juventude.

Viajando com o novo passaporte azul – Também deverão apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento para comprovar a filiação, mesmo que estejam acompanhados dos pais. O novo passaporte azul não contém essa informação.” (Agência Brasil)

VIAGENS INTERNACIONAIS

* Cada País possui suas regras.
* O passaporte é sempre a melhor opção, pois com ele você poderá deixar registrado sua entrada e saída no País. Muita atenção com a validade do mesmo, deve estar com validade acima de 06 meses.
* Muita atenção com os países do Mercosul, todos aceitam a entrada de brasileiros apenas com o RG Original, porém para Argentina o mesmo deve ter no máximo 10 anos da data de expedição, Chile máximo 05 anos de expedição, sempre consulte a regra antes de embarcar.
* Vacinas também são solicitadas como Febre amarela para Panamá entre outros.
* Além do visto exigido por vários países! Atenção!

Estarei relatando mais detales sobre cada país e vistos necessários em breve.

*** MUITA ATENÇÃO PARA NÃO FICAR NO AEROPORTO ! ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário